Aventura-te no ALMA – STEPS: Rumo a Novas Oportunidades!

O que é o ALMA?
  • O ALMA – STEPS é um projeto inovador da Omnis Factum Associação que oferece uma experiência de imersão única no exterior para jovens residentes em Portugal, entre 18 e 29 anos, que não estejam atualmente a estudar, trabalhar ou em formação.

 

  • Através deste programa emocionante, os jovens selecionados terão a oportunidade de participar numa mobilidade com estágio em Espanha, com duração aproximada de 2-3 meses. Todas as despesas são cobertas, incluindo viagens, alojamento, alimentação, transporte local, seguros e atividades culturais.

 

  • O objetivo principal do ALMA – STEPS é promover o desenvolvimento de competências-chave para a empregabilidade, fornecendo apoio, confiança e segurança aos participantes para que possam alcançar os seus objetivos. Não se trata apenas de adquirir competências técnicas, mas sim de proporcionar uma experiência transformadora que potencie o crescimento pessoal e profissional dos jovens.

 

  • Quer estejas à procura do teu primeiro emprego, quer queiras desenvolver competências para melhorar as tuas oportunidades profissionais, o ALMA – STEPS é para ti!

 

  • O programa ALMA – STEPS é parte integrante da iniciativa ALMA (Aim, Learn, Master, Achieve – Procurar, Aprender, Dominar, Conseguir), promovida pelos países da União Europeia com o apoio da Comissão Europeia. Este projeto teve o seu início na Alemanha em 2008, sob o nome de IdA (Integration durch Austausch), evoluindo para uma rede transnacional em 2012, denominada Rede de Mobilidade TLN. Desde 2015, a ALMA opera através de convites para apresentação de propostas a nível transnacional, no âmbito do Fundo Social Europeu Mais (FSE+).

 

  • Em 2022, foi lançado um convite para a apresentação de propostas com o objetivo de impulsionar a integração da iniciativa ALMA nos programas do FSE+ dos países da UE. Essas propostas visam a realização de projetos-piloto ou o reforço de um tipo específico de atividade ALMA, com vista a potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens europeus.

 

  • Para saberes mais sobre o ALMA – STEPS, inscrições e processo de seleção, entra em contacto connosco. Não deixes passar esta chance de expandir os teus horizontes!

 

  • O projeto ALMA – STEPS é implementado pela Omnis Factum Associação, em parceria com outras organizações nacionais e europeias, e é cofinanciado pela Comissão Europeia através do ESF+SI+Initiative+ e conta com o apoio do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Contacta-nos

R. Alm. Cândido dos Reis 44, 2870-234 Montijo