Blog

Blog

Projecto “Improvise” na República Checa

A Omnis Factum Associação participou como parceira no Projeto de Intercâmbio Juvenil denominado “Improvise” na Républica Checa de 16 a 25 de Setembro de 2019. O projeto contou com o financiamento do programa Erasmus mais Juventude em Acção.  Segundo o testemunho de Maria Rodrigues, uma das associadas da Omnis Factum que participou no projeto a experiência foi muito enriquecedora:

“Tudo começou com o receber um email acerca de um projecto youth exchange que se iria realizar na República Checa perto de Praga de 16 de Setembro a 25 de Setembro com o tema Improvise. O projecto consistia em trocar experiências sobre o desemprego jovem com outros países ( República Checa , Espanha , França e Itália). Pareceu-me um projecto interessante ainda mais alinhado com o improviso que é algo super importante porque nos faz crescer e sair da mente e nos ajuda a encarar as experiências de uma outra forma. E assim foi, com o e-mail que recebi e todos os outros participantes associados da Omnis, candidatamo-nos e fomos até Praga . Éramos um grupo de 6 pessoas, tivemos um representante de grupo  como dizemos em inglês o Team Leader , Vasco Fernandes ( Presidente da Omnis). Começámos juntos a preparar a viagem com reuniões e a discutir e a preparar tudo o que teríamos que levar. Chegou o dia finalmente e lá fomos todos em grupo para mais um projecto do youth exchange com algumas expectativas, mesmo não sendo o nosso primeiro projecto à parte de um participante , o João. Estávamos empolgados por ir participar e conhecer o grupo dos outros países. O dia chegou , o projecto iniciou-se com o check in dos grupos e uma atividade para quebrar o gelo como é habitual nestes projectos. No dia seguinte iniciámos o projecto a séria e começamos a trabalhar em pequenos grupos misturando os países . Iniciou um projecto de 11 dias , onde foram abordados temas pertinentes como o desemprego jovem em cada um dos países participantes, foram realizadas noites culturais onde foram apresentados um pouco de cada país as suas culturas e uma partilha de comidas e bebidas típicas , foram feitos diversos tipos de energizers e muitas outras atividades.”

Todos os participantes consideraram o projeto muito enriquecedor e trouxeram novas ferramentas e metodologias para aplicar localmente na nossa Associação.

A Omnis Factum deseja ainda deixar uma palavra de agradecimento à organizadora do projeto Alexandra Sebestova e ao grupo informal Youth Progress Czech Republic por nos ter incluído nesta aventura fantástica.

Montijo recebe intercâmbio Jovem “From Zero to Hero”

A Omnis Factum vai promover um projeto de intercâmbio juvenil apoiado pelo Programa Erasmus Mais Juventude em Acção na  cidade do Montijo com o titulo “From Zero to Hero” focado no combate às drogas nos jovens através de conceitos desportivos e culturais.

O projeto  irá realizar-se entre os dias 15 e 23 de Novembro de 2019 contando com trinta e seis jovens de seis diferentes países sendo eles Portugal, Turquia, Lituânia, República d

a Macedónia do Norte, Bulgária, República Checa e Roménia.

A sessão de abertura oficial será no dia 16 de Novembro no Salão da Quinta do Saldanha e conta com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta, o Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro Fernando Caria e o Presidente da Omnis Factum Vasco Fernandes. De seguida segue-se um momento de convívio entre os participantes e a comunidade local.

O projeto discutirá os fatores que causam o uso de drogas, como ajudar jovens que têm dificuldades sociais e jovens propensos ao uso de drogas a tornar-se parte da sociedade. Através do  Zumba, um programa de dança-fitness de inspiração latina que fornece interacção social entre jovens  em diferentes países europeus, pretende-se torná-lo uma solução para socializar, fazer novos amigos, tornar o tempo de lazer eficiente, aumentar a auto-estima e a  consciencialização sobre o vício em drogas através da música e da dança como ferramentas.

Os jovens ficarão alojados na Casa Europa e o programa decorrerá no Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro. Está ainda agendada uma visita a um centro de tratamento de dependência de drogas em Salvaterra de Magos no dia 20 de Novembro.

“Love Eat Pray”

“Love Eat Pray” é um projeto, de intercambio de jovens, que pretende promover incentivar e desenvolver hábitos alimentares saudáveis e ambientalmente amigáveis, além de atuar em várias situações e lugares, e desenvolver o entendimento de como a ação individual de uma pessoa influencia a saúde e o ambiente.

Neste projeto estiveram envolvidos cerca de 26 participantes oriundos de vários países (Alemanha, Eslovénia, Finlândia, Grécia, Letónia e Portugal), quatro dos participantes portugueses fazem parte da Omnis Factum Associação, parceira oficial do projeto.
O projeto visa desenvolver, de maneira ecológica, o pensamento dos jovens e as suas ações em prol de uma vida quotidiana mais saudável, para que estes consigam no final do projeto compreender que o comportamento de todos pode afetar o ambiente, além de promover atividades de lazer ativas e saudáveis e hábitos alimentares.
Todos os dias existiam atividades para os participantes, desde os debates às atividades lúdicas e artísticas bem como às atividades dinâmicas de grupo.
Para além destas atividades diárias também foram realizadas 4 tarefas finais do projeto, álbum de fotografias, vídeo final, blog do projeto e um menu digital com as receitas tradicionais de cada país envolvido. E todos os dias existia tempo livre para que os participantes pudessem desfrutar da ilha, quer fosse na cidade ou numa das suas belas praias, e também aulas de yoga para
momentos de relaxamento.
O projeto foi implementado entre 17 e 26 de setembro de 2019 em Chania, Grécia, pela SYSTEM AND G, e financiado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia.

Investing in Positive Change (IPC)

Investing in Positive Change (IPC) é um curso de treino destinado a equipar jovens trabalhadores  (de 11 países: Hungria, Chipre, Macedónia do Norte, Portugal, Espanha, Bulgária, Croácia, Itália, França, Roménia e Grécia) com conhecimentos, habilidades, ferramentas e métodos relativos ao empreendedorismo social.

Os principais objetivos do projeto foram familiarizar os participantes com os princípios do empreendedorismo social, partilhar métodos educativos práticos não formais que motivem e, portanto, envolvam os jovens com actividades relacionadas com o empreendedorismo social. Outra das finalidades do projeto foi a aquisição de competências adequadas que permitam aos jovens trabalhadores apoiar os jovens na construção de empresas sociais que respondam aos desafios do nosso tempo bem como partilhar recursos nacionais e europeus (educação e aprendizagem sobre empreendedorismo, acesso a diferentes tipos de financiamento, parcerias, redes, etc.) úteis para a criação e sustentabilidade de empresas sociais. Por fim, com este projeto pretendemos criar parcerias fortes, capazes de desenvolver futuros projetos de empreendedorismo social.

O curso de formação foi implementado entre 5 e 12 de julho de 2019 em Szeged, na Hungria, pela Eurotender Association e o projeto foi financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia.

 

Omnis Factum celebra Dia Internacional da Mulher 2018

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Omnis Factum Associação organizou no passado dia 8 de março, um conjunto de atividades nas escolas secundárias do concelho do Montijo em parceria com a APAV, sobre a temática da Violência no Namoro.
Com o principal objetivo de assinalar a data, contribuindo para uma maior consciencialização da igualdade de género e combate à violência, as atividades decorreram na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra e na Escola Secundária Jorge Peixinho.
Pretendeu-se com estas iniciativas contribuir para uma maior prevenção no que concerne à violência no namoro, preocupação que tem vindo a aumentar no decorrer dos últimos anos e que infelizmente atormenta muitas e muitos adolescentes.
Estas iniciativas estão inseridas no projeto Cidadania+Jovem com o apoio do Instituto Português da Juventude de Desporto (IPDJ), a Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, a Banda Democrática 2 de Janeiro, o Gabinete de Inclusão e
Cidadania (GIC) do Agrupamento de Escolas Poeta Joaquim Serra e a Escola Secundária Jorge Peixinho.

 

 

 

 

Omnis Factum lança terceira edição do Clube de Jovens Fotógrafos

A Omnis Factum, lançou no dia vinte e dois de março a sua primeira atividade da segunda edição do projeto Clube de Jovens Fotógrafos. O objetivo de relançar este projeto é continuar a constituição do clube de jovens fotógrafos, de forma a aumentar a consciência social dos jovens através de imagens por si capturadas. A terceira edição do projeto é constituída por seis atividades principais, tendo sido lançada pelo primeiro encontro de fotógrafos, onde se procurou fotografar locais da cidade do Montijo dedicados à natureza e ao ambiente, culminando com a celebração do Dia Mundial da Árvore e o início da Primavera.

Semana da Juventude 2019

Nos passados dias 30, 31 de maio e 1 de junho, a Omnis Factum Associação esteve representada na semana da juventude do Montijo com um stand no Parque Municipal.

O principal objetivo da nossa presença nesta iniciativa foi a divulgação da associação aos jovens de modo a promover e fomentar o espírito cívico e a participação ativa nos problemas sociais bem como divulgação de atividades futuras a desenvolver pela associação. Também foram desenvolvidas atividades que promoveram o convívio e o relacionamento interpessoal inclusive através de um pic-nic entre associados.

Omnis Factum celebra Dia Internacional da Mulher

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, A Omnis Factum Associação lançou no passado dia 8 de Março um vídeo com vários testemunhos de mulheres de diferentes idades e profissões. Desta forma foi perguntado a todas as intervenientes “o que é para si ser Mulher?”.Com o principal objetivo de assinalar a data contribuindo para uma maior igualdade de género, a pergunta destina-se a coletar várias opiniões e visões sobre o que é e como é ser mulher no mundo atual. Desde a sua adaptação pela Organização das Nações Unidas em Dezembro 1977, o Dia Internacional da Mulher relembra a toda a sociedade as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres ao longo dos anos. A luta pela igualdade de género é um tema cada vez mais discutido, ainda que, em pleno século XXI se verifiquem descriminações ao nível profissional, remuneratório, entre outros.

Pela primeira vez desde a sua criação, a Omnis Factum Associação assinala a data homenageando todas as mulheres, em especial as jovens, pelo contributo que ainda vão dar à sociedade. Queremos desta forma agradecer a todas as mulheres que se disponibilizaram para dar o seu testemunho, em especial à Secretária de Estado da Igualdade e Cidadania Catarina Marcelino, e todas aquelas que ainda o poderão fazer em comentário na página do Facebook. Por fim queríamos deixar um agradecimento à Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro pela colaboração e apoio nesta iniciativa.

Omnis Factum inicia Clube de Jovens Fotógrafos na cidade do Montijo

A Omnis Factum, lançou no passado Domingo dia 12 de Fevereiro a sua primeira atividade do projeto Clube de Jovens Fotógrafos. A Omnis Factum Associação criada em 2010 tem como principais objetivos a formação, informação e/ou inserção dos jovens, através do conceito de cidadania baseada numa participação cívica ativa na sociedade, bem como da promoção do diálogo intercultural e de atividades socioculturais. O objetivo deste projeto é criar um clube de jovens fotógrafos, de forma a aumentar a consciência social dos jovens através de imagens por si capturadas. O projeto é constituído por quatro atividades principais, tendo sido lançado pelo primeiro encontro de fotógrafos, onde se procurou fotografar uma pequena parte da União de Freguesias do Montijo e Afonsoerio. Estes encontros facilitam a cooperação entre jovens que partilham o gosto pela fotografia e o envolvimento com a sua comunidade, história e cultura. Estão planeados pelo menos mais dez encontros, em diferentes locais do nosso Distrito.

As outras atividades contemplam a criação de uma plataforma digital de partilha de informação, fotografias, opiniões, e muitos outros pontos, de forma a criar uma cooperação e interação digital entre os jovens de diferentes locais. Pretende-se ainda uma presença constante em escolas do distrito, onde se pretende divulgar o clube e procurar novos membros para participar ativamente nas restantes atividades. Para finalizar o projeto, está a ser planeado um concurso de fotografia onde se incentiva os jovens a participar de uma forma dinâmica e diferente, através do uso das redes sociais, dando a oportunidade de expor a sua arte e ser premiado. As fotografias vencedoras serão depois expostas em vários locais públicos.

Este projeto faz parte de uma candidatura ao Programa de Apoio Juvenil (PAJ) do Instituto Português da Juventude e Desposto (IPDJ) e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro.