Green Adventures – Parte#2

Set 21, 2023

Ficou concluído este mês o projeto Gree Adventures, com uma viagem da Omnis Factum Associção Filândia.

Depois da primeira fase do projecto em Maio, em que 12 jovens filandese visitaram a cidade do Montijo, foi a vez a equipa da Omnis Factum levar os nossos participantes até à cidade de Ähtäri na Filândia. O projeto Green Adventures foca-se na temática da sustentabilidade e ecoturismo, com atividades que exploram formas de explorar um local novo sem danos para o meio ambiente.

O projeto foi uma parceria ente a Omnis Factum Associção e a associção Filandesa Leader Kuudestaan.

Este foi o meu primeiro projeto e posso afirmar que saí de lá com bastantes mais capacidades desenvolvidas e evolui bastante a nível de pensamento. O tema tratado foi o ecoturismo e realizámos bastantes trabalhos e apresentações que implicavam o nosso conhecimento e opinião, desenvolvendo assim a capacidade de formar pensamentos próprios.

Quando os participantes da Finlândia vieram a Portugal, fizemos caminhadas a propósito de perceber como realizar o ecoturismo e aprender mais sobre natureza. Tínhamos que comunicar em inglês uns com os outros o que nos ajudava bastante a nível de aprendizagem.

Quando foi a nossa vez de irmos para a Finlândia, fizemos várias outras atividades que desenvolveram as capacidades que já tínhamos adquirido, como por exemplo a responsabilidade e autonomia, tendo que realizar tarefas de casa e tomar conta das nossas próprias coisas.

Também desenvolvemos a capacidade de convivência uns com os outros, sendo que passávamos 24 horas juntos.

Posso assegurar que estivemos sempre seguros e com todas as condições e fomos muito bem recebidos. Os responsáveis estiveram sempre atentos a nós e apesar de termos regras a cumprir sentimos que foram necessárias para o nosso bem-estar e para a nossa estadia.

Gostava de dizer também que foi uma experiência incrível e que repetiria sem pensar duas vezes, senti-me muito bem em realizar este projeto e os responsáveis criam bem-estar entre todos.

~ Maria Margarido