Projeto Planeta A ganha 1º lugar nos prémios de voluntariado de RLVT

Nov 23, 2024Blog, Outros

A Omnis Factum Associação, em parceria com a Banda Democrática 2 de Janeiro, venceu o Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Região de Lisboa e Vale do Tejo (RLVT), no valor de mil euros, com o projeto Planeta A, uma iniciativa com foco ambiental.

Vasco Fernandes, presidente da associação, comenta: “A vitória do projeto Planeta A do Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da Região de Lisboa e Vale do Tejo é um marco importante para a Omnis Factum e uma prova de que a dedicação dos nossos jovens voluntários faz a diferença. Este reconhecimento é mais do que um prémio monetário. É um incentivo para continuarmos a inspirar ações concretas em prol do ambiente e do futuro do nosso planeta. Agradecemos a todos os que acreditam na nossa missão e nos têm ajudado a transformar ideias em impacto real.”

A sessão decorreu no passado dia 22 de novembro, no Centro de Juventude de Lisboa, e contou com a presença de oito jovens participantes do projeto.

Íris Bona, colaboradora da associação e voluntária no projeto, adiciona: “Participar no projeto Planeta A tem sido uma experiência transformadora e vencer este prémio é uma verdadeira validação do nosso esforço coletivo. É incrível ver que as nossas ações pela sustentabilidade estão a ser valorizadas. Este prémio é um sinal de que juntos podemos continuar a plantar mudanças positivas para o ambiente e para as comunidades.

O projeto, que decorreu entre os dias 2 e 21 de setembro no Montijo, juntou mais de vinte e cinco jovens das diversas freguesias deste município, entre os 14 e os 24 anos. Os voluntários desenvolveram várias atividades e ações ligadas à prevenção ambiental, consciencialização da população para as consequências do desrespeito pelo meio ambiente e natureza, e à importância da reutilização de matérias desgastadas ou usadas. Nesse sentido, a iniciativa incluiu workshops de criação de sacos reutilizáveis, a partir de roupa danificada ou inutilizada, reciclagem criativa, construção de produtos do zero e uma oficina de moda sustentável.  Estas atividades foram amplamente reconhecidas pelo júri do prémio, tendo sido ainda sugerida a possibilidade da sua transformação num projeto Unicórnio da área da sustentabilidade ambiental.

A Omnis Factum Associação completa assim o terceiro ano consecutivo que integra o pódio do Prémio Regional de Boas Práticas de Voluntariado Jovem da RLVT – obteve o 2º e 3º lugares em 2023 e 2022, respetivamente.

Desde o seu nascimento, em 2010, a associação já venceu 5 prémios até ao momento, mediante projetos das mais diversas áreas, desde ambiente e inclusão social até violência no namoro.