Como parte do World Cleanup Day, a Omnis Factum Associação organizou uma apanha de lixo na Zona Ribeirinha do Montijo, no passado dia 16 de setembro.
O World Cleanup Day é uma iniciativa ambiental que começou em 2008 na Estónia, tornando-se num movimento com atividades em 197 países e cerca de 71 milhões de voluntários. O projeto tem como objetivo sensibilizar a população em relação à importância de manter o planeta limpo e a gestão correta de resíduos, com apanhas de lixo. A Omnis Factum Associação participa no World Cleanup Day desde 2021.
A atividade começou pela manhã na sede da Omnis Factum Associação, na Banda Democrática 2 de Janeiro, com vários voluntários da Associação. No centro da cidade do Montijo, os voluntários puderam falar com vários dos moradores sobre o projeto, avançando depois em direção à Zona Ribeirinha onde começou a apanha de lixo.
No final da atividade foram recolhidos múltiplos sacos de lixo, sendo o plástico o tipo de lixo mais comum e o mais perigoso, dado o longo tempo que demora até degradar.
Para além do World Cleanup Day, a Omnis Factum Associação participou também nos Trash Art Awards, um concurso de arte feita com lixo recolhido organizada pelo Trash Traveller (o biólogo Andreas Noe). Os nossos voluntários fizeram um girassol, inspirados pelo tempo chuvoso durante a atividade que melhorou no final da manhã. O girassol simboliza também uma mensagem de esperança para o planeta e que cabe a cada um de nós lutar por um planeta mais limpo.
A Omnis Factum Associação agradece a todos os voluntários presentes nesta apanha de lixo pelo seu empenho e dedicação. Esperamos organizar mais atividades como esta.