Projecto "Improvise" na República Checa

A Omnis Factum Associação participou como parceira no Projeto de Intercâmbio Juvenil denominado “Improvise” na Républica Checa de 16 a 25 de Setembro de 2019. O projeto contou com o financiamento do programa Erasmus mais Juventude em Acção.  Segundo o testemunho de Maria Rodrigues, uma das associadas da Omnis Factum que participou no projeto a experiência foi muito enriquecedora:

“Tudo começou com o receber um email acerca de um projecto youth exchange que se iria realizar na República Checa perto de Praga de 16 de Setembro a 25 de Setembro com o tema Improvise. O projecto consistia em trocar experiências sobre o desemprego jovem com outros países ( República Checa , Espanha , França e Itália). Pareceu-me um projecto interessante ainda mais alinhado com o improviso que é algo super importante porque nos faz crescer e sair da mente e nos ajuda a encarar as experiências de uma outra forma. E assim foi, com o e-mail que recebi e todos os outros participantes associados da Omnis, candidatamo-nos e fomos até Praga . Éramos um grupo de 6 pessoas, tivemos um representante de grupo  como dizemos em inglês o Team Leader , Vasco Fernandes ( Presidente da Omnis). Começámos juntos a preparar a viagem com reuniões e a discutir e a preparar tudo o que teríamos que levar. Chegou o dia finalmente e lá fomos todos em grupo para mais um projecto do youth exchange com algumas expectativas, mesmo não sendo o nosso primeiro projecto à parte de um participante , o João. Estávamos empolgados por ir participar e conhecer o grupo dos outros países. O dia chegou , o projecto iniciou-se com o check in dos grupos e uma atividade para quebrar o gelo como é habitual nestes projectos. No dia seguinte iniciámos o projecto a séria e começamos a trabalhar em pequenos grupos misturando os países . Iniciou um projecto de 11 dias , onde foram abordados temas pertinentes como o desemprego jovem em cada um dos países participantes, foram realizadas noites culturais onde foram apresentados um pouco de cada país as suas culturas e uma partilha de comidas e bebidas típicas , foram feitos diversos tipos de energizers e muitas outras atividades.”

Todos os participantes consideraram o projeto muito enriquecedor e trouxeram novas ferramentas e metodologias para aplicar localmente na nossa Associação.

A Omnis Factum deseja ainda deixar uma palavra de agradecimento à organizadora do projeto Alexandra Sebestova e ao grupo informal Youth Progress Czech Republic por nos ter incluído nesta aventura fantástica.