Omnis Factum inicia Clube de Jovens Fotógrafos na cidade do Montijo

Omnis Factum inicia Clube de Jovens Fotógrafos na cidade do Montijo

A Omnis Factum, lançou no passado Domingo dia 12 de Fevereiro a sua primeira atividade do projeto Clube de Jovens Fotógrafos. A Omnis Factum Associação criada em 2010 tem como principais objetivos a formação, informação e/ou inserção dos jovens, através do conceito de cidadania baseada numa participação cívica ativa na sociedade, bem como da promoção do diálogo intercultural e de atividades socioculturais. O objetivo deste projeto é criar um clube de jovens fotógrafos, de forma a aumentar a consciência social dos jovens através de imagens por si capturadas. O projeto é constituído por quatro atividades principais, tendo sido lançado pelo primeiro encontro de fotógrafos, onde se procurou fotografar uma pequena parte da União de Freguesias do Montijo e Afonsoerio. Estes encontros facilitam a cooperação entre jovens que partilham o gosto pela fotografia e o envolvimento com a sua comunidade, história e cultura. Estão planeados pelo menos mais dez encontros, em diferentes locais do nosso Distrito.

As outras atividades contemplam a criação de uma plataforma digital de partilha de informação, fotografias, opiniões, e muitos outros pontos, de forma a criar uma cooperação e interação digital entre os jovens de diferentes locais. Pretende-se ainda uma presença constante em escolas do distrito, onde se pretende divulgar o clube e procurar novos membros para participar ativamente nas restantes atividades. Para finalizar o projeto, está a ser planeado um concurso de fotografia onde se incentiva os jovens a participar de uma forma dinâmica e diferente, através do uso das redes sociais, dando a oportunidade de expor a sua arte e ser premiado. As fotografias vencedoras serão depois expostas em vários locais públicos.

Este projeto faz parte de uma candidatura ao Programa de Apoio Juvenil (PAJ) do Instituto Português da Juventude e Desposto (IPDJ) e conta ainda com o apoio da Câmara Municipal do Montijo e Junta de Freguesia do Montijo e Afonsoeiro.