Montijo recebe intercâmbio Jovem “From Zero to Hero”

A Omnis Factum vai promover um projeto de intercâmbio juvenil apoiado pelo Programa Erasmus Mais Juventude em Acção na  cidade do Montijo com o titulo “From Zero to Hero” focado no combate às drogas nos jovens através de conceitos desportivos e culturais.

O projeto  irá realizar-se entre os dias 15 e 23 de Novembro de 2019 contando com trinta e seis jovens de seis diferentes países sendo eles Portugal, Turquia, Lituânia, República d

a Macedónia do Norte, Bulgária, República Checa e Roménia.

A sessão de abertura oficial será no dia 16 de Novembro no Salão da Quinta do Saldanha e conta com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Montijo Nuno Canta, o Presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro Fernando Caria e o Presidente da Omnis Factum Vasco Fernandes. De seguida segue-se um momento de convívio entre os participantes e a comunidade local.

O projeto discutirá os fatores que causam o uso de drogas, como ajudar jovens que têm dificuldades sociais e jovens propensos ao uso de drogas a tornar-se parte da sociedade. Através do  Zumba, um programa de dança-fitness de inspiração latina que fornece interacção social entre jovens  em diferentes países europeus, pretende-se torná-lo uma solução para socializar, fazer novos amigos, tornar o tempo de lazer eficiente, aumentar a auto-estima e a  consciencialização sobre o vício em drogas através da música e da dança como ferramentas.

Os jovens ficarão alojados na Casa Europa e o programa decorrerá no Salão Nobre da Banda Democrática 2 de Janeiro. Está ainda agendada uma visita a um centro de tratamento de dependência de drogas em Salvaterra de Magos no dia 20 de Novembro.