Escola de Multiculturalidade

A Escola de Multiculturalidade Mundial (EMM) é um projeto desenvolvido pela Omnis Factum Associação cujo principal intuito é criar um programa intercultural à escala mundial na cidade do Montijo e respetivas freguesias. Tendo em conta a importância da multiculturalidade, a OFA pretende desenvolver um projeto que envolve a comunidade na descoberta de novas culturas fomentando assim a interculturalidade entre os povos do mundo.

Através de três tipos de actividades pretende-se não só dar a conhecer as diferentes culturas dos cinco continentes do mundo, mas também reforçar o combate contra a discriminação, xenofobia e indiferença entre os povos e incentivar a cidadania global.

Atividades

Conjunto de “aulas” onde jovens e séniores trabalham em grupo, através de ferramentas de educação não formal, na procura de quatro pilares culturais dos países que os próprios irão seleccionar sendo estes o estilo musical (engloba a música tradicional e a dança), a gastronomia, a língua e as tradições e costumes. Para finalizar estas “aulas” serão convidados residentes dos países seleccionados que habitem no Montijo, de forma a completar o enriquecimento intercultural e a troca de experiências.

Workshops (8 no total,1 em cada mês), no máximo de 20 inscritos, para a comunidade no geral, criando a oportunidade de experimentar e aprender sobre a gastronomia, as danças e as músicas dos diferentes povos do mundo. Pretende-se que seja rotativo, de forma a dar a conhecer mais países e a sua cultura.  Em cada workshop será apresentado um país e uma cultura diferente. Ao contrário das aulas fixas, estas aulas são abertas a todos os cidadãos que tenham interesse participar, não havendo grupos fixos de trabalho.

* Requisito: Participantes com idade a partir dos 14 anos

 

Exposição e feira multicultural, onde os participantes das diversas aulas fixas (carácter obrigatório) e rotativas (caráter opcional) poderão apresentar os seus trabalhos para toda a comunidade. Pretende-se, assim, desenvolver um programa multicultural durante um período de três dias que envolva os quatro pilares da cultura dos países estudados pelos participantes durante todo o projeto.     

O objetivo geral da EMM é levar aos jovens, séniores e à restante população da cidade do Montijo e arredores, a procura por uma multiculturalidade à escala mundial, tão necessária para a percepção e aceitação da diferença cultural entre os povos.